De forma geral, contextualização é
o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação.
A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino
médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº
9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso
cotidiano. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),
que são guias que orientam a escola e os professores na aplicação
do novo modelo, estão estruturados sobre dois eixos principais: a
interdisciplinaridade e a contextualização.
A ideia da contextualização requer
a intervenção do estudante em todo o processo de aprendizagem,
fazendo as conexões entre os conhecimentos. O aluno será mais do
que um espectador, como costumava ser no ensino tradicional, mas ele
passará a ter um papel central, será o protagonista; como um agente
que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu
redor.
Levando em conta a importância e a
eficiência dessa forma de trabalho os professores de nossa escola
vem desenvolvendo aulas contextualizadas onde a interação tem
prevalecido e os alunos tem demonstrado um grande interesse. Temos
alguns exemplos dessas aulas para apresentar.
SÍMBOLOS DE CAMPO GRANDE- BANDEIRA
3°ANOS MATUTINO E VESPERTINO
AULA DE MOSAICO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 3³° ANO
ANALISANDO A CAPA DO LIVRO 3° ANOS
PROJETO ÉTICA E CIDADANIA
ARQUITETURA MODERNA 9°ANO
ARTE TERENA - MANDALAS
HÁBITOS E COSTUMES DOS ÍNDIOS KADWÉUS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 5° ANO
TRÂNSITO
VITRAL 7°ANOS - MATUTINO E VESPERTINO
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